Estágio Supervisionado

O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório para a graduação em Arquitetura e Urbanismo, cujo objetivo é a complementação do processo de formação acadêmica a ser realizada em campos de atribuição profissional, com vistas à inserção do estudante no ambiente de trabalho e na prática social.

No Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da UFRRJ, o estágio supervisionado está normatizado atendendo às regulamentações:

 


Cabe à Comissão de Estágio (CES) do CAU/UFRRJ atribuições como:
a verificação da habilitação para início do estágio, informações quanto aos procedimentos para a realização do estágio, indicação de professor orientador, recebimento e supervisão da documentação comprobatória, apropriação das horas e lançamento no sistema acadêmico do cumprimento ou não da atividade de estágio.


Professores da Comissão de Estágio:

Luciano Muniz Abreu – lmabreu@predialnet.com.br

Regina Célia Lopes Araújo – rclaraujo@globo.com

Jaqueline de L. Pires – jaqueline@ufrrj.br


Cabe à Divisão de Estágio (DEST) da UFRRJ:
o cadastro do discente e a elaboração do Termo de Compromisso de Estágio mediante a apresentação da declaração da CES, autorizando o aluno a desenvolver o estágio, segundo normas específicas do seu curso; e pela formalização do término do vínculo do estagiário junto à Instituição Concedente, condição para a emissão do Certificado de Conclusão.

Divisão de Estágio da UFRRJhttp://institucional.ufrrj.br/dest/

As unidades concedentes de estágio podem ser internas, como Prefeitura Universitária e Escritório Técnico, ou externas como instituições de direito público e privado, organizações não-governamentais, empresas, escritórios de arquitetura e engenharia e profissionais autônomos.

A carga horária mínima a ser cumprida é de 360 (trezentos e sessenta) horas de estágio, dividida em 2 (duas) Atividades Acadêmicas, AA008 e AA009, 180 (cento e oitenta) horas cada.

Para dar início às Atividades Acadêmicas de Estágio o discente deverá ter cursado, com aprovação, pelo menos 50% da grade obrigatória do Curso

O processo de cumprimento às exigências documentais para a formalização das Atividades Acadêmicas de Estágio, se dá em duas etapas (figura 1):

Figura 1- Etapas de documentação do processo de Estágio

 

A figura 2 mostra o fluxo, passo a passo, a ser seguido para o cumprimento do processo de Estágio Supervisionado Obrigatório.

Figura 2 – Fluxo das etapas de formalização do Estágio

 

Ficha de Cadastro –  http://institucional.ufrrj.br/dest/estagio/formularios-2/

Termo de Compromisso – http://institucional.ufrrj.br/dest/estagio/termo-de-compromisso/

 

Obs:

  • Somente serão computadas as horas de Estágio Supervisionado Obrigatório cumpridas após registro no DEST;
  • Matrícula nas Aas de Estágio e Registro na DEST são processos distintos. Mas, ambos, são necessários para o cumprimento do Estágio Supervisionado Obrigatório.
  • Para Estágio Supervisionado Obrigatório a Universidade disponibiliza uma Apólice de Seguro a todos os estudantes, caso a Contratante não ofereça para arcar com os custos.
  • Desde fevereiro de 2017 não é mais necessária a realização de convênio das contratantes para os estágios do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Entretanto, todas as demais etapas previstas, especialmente o registro do estágio na DEST são obrigatórias.

Dúvidas Frequentes: clique aqui.