Atividades Autônomas

São consideradas Atividades Autônomas todas as atividades de natureza acadêmica, científica, artística e cultural que buscam a integração entre a graduação, a pesquisa e a extensão e que não estão compreendidas nas práticas pedagógicas previstas no desenvolvimento regular das disciplinas obrigatórias ou optativas do currículo pleno. Desta forma, representam um instrumento válido para o aprimoramento da formação básica, constituindo elementos enriquecedores e implementadores do próprio perfil do profissional e da formação cidadã.

As Atividades Acadêmicas Autônomas correspondem a 200 (duzentas) horas no  currículo pleno dos
cursos de graduação da UFRRJ. A carga horária atribuída pode ser cumprida pelo aluno durante todo o curso de graduação, sem vinculação a um período específico.

No regulamento da UFRRJ, constitui-se Atividade Autônoma as atividades inseridas nos seguintes grupos:

  • GRUPO 1: Atividades vinculadas ao ENSINO — como monitorias de disciplinas, por exemplo;
  • GRUPO 2: Atividades vinculadas à PESQUISA — como  a realização de pesquisas de Iniciação Científica, ou outras inserções em projetos de pesquisa existentes;
  • GRUPO 3: Atividades vinculadas à EXTENSÃO — como organização ou participação em eventos, oficinas e minicursos acadêmicos ou culturais;
  • GRUPO 4: Atividades vinculadas à REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL — como ser representante discente nos diversos colegiados da universidade,  fazer parte da equipe eleita para os Diretórios Acadêmicos dos cursos (D.A.) ou do Diretório Central dos Estudantes (D.C. E.), entre outros casos.

Para saber mais detalhes sobre tipos de atividades, documentos comprobatórios e carga horária aproveitada em cada caso, consulte a Deliberação CEPE 078 de 05 de outubro de 2007.


Comissão de Supervisão das Atividades Acadêmicas Autônomas

O cômputo de horas de Atividades Autônomas é feito pela Comissão de Supervisão das Atividades Acadêmicas Autônomas, a qual é ligada á Coordenação de Curso. Atualmente, a comissão é formada pelos professores Luiz Augusto dos Reis Alves (presidente), Gilvan Lunz e Alexandre de Melo Pereira.

DOWNLOAD >> Ficha de Controle das Atividades Autônomas