Bibliografia

Bibliografia disponível

Download da lista de livros disponíveis na Biblioteca da UFRRJ

Encontrar no acervo da biblioteca central

 

ABREU, Regina; CHAGAS, Mario. Memória e Patrimônio: Ensaios Contemporâneos. 2. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009.

 ACIEL, Mayara; INSTITUTO MUITO ESPECIAL. Aleijadinho: Um Artista muito Especial. [S.l.]: Instituto Muito Especial, 2009.

 ADAM, Ken; FRAYLING, Christopher. Ken Adam Designs the Movies: James Bond and Beyond. Ney York: Thames & Hudson, 2008.

 ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

_______. Indústria Cultural e Sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2006.

_______; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: Fragmentos

                 Filosóficos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2006.

 ALBERTI, Leon Batista. Da Pintura. Campinas: UNICAMP, 2009.

 ALCOLEA I BLANCH, Santiago; MUSEO DEL PRADO. The Prado Museum. 3. updated ed. Barcelona: Ediciones Polígrafa, 2008.

 ALDRICH, Virgil C. Filosofia da Arte. 1969.

 ALEIJADINHO; OLIVEIRA, Myriam Andrade Ribeiro de; SANTOS FILHO, Olinto Rodrigues dos; SANTOS, Antonio Fernando Batista dos. O Aleijadinho e sua Oficina: Catálogo das Esculturas Devocionais. Rio de Janeiro: Capivara, 2008.

 ALFARO, Eduardo de la Vega. Eisenstein e a Pintura Mural Mexicana. São Paulo: Imprensa Oficial SP, 2006.

 ALVES, Castro. Espumas Flutuantes. Salvador: GRD, 1970.

 AMARAL, Aracy A. Arte para Que? – A Preocupação Social da Arte Brasileira, 1930-1970: Subsídios para uma História Social da Arte no Brasil. 3. ed. São Paulo: Studio Nobel, 2003.

_______. Artes Plásticas na Semana de 22. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo:

                Ed. 34, 2010.

 ANDRIES, Andre; FUNARTE. O Cinema de Humberto Mauro. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2001.

 ARAÚJO, Emanuel. A Mão Afro-Brasileira: Significado da Contribuicão Artística e Histórica. São Paulo: Tenenge, 1988.

_______. Museu Afro-Brasil: Um Conceito em Perspectiva. São Paulo:

                Instituto Florestan Fernandes, 2006.

 ARAÚJO, Marcelo Mattos; BARROS, Regina Teixeira de; PINACOTECA DO ESTADO (SP). O ArtDeco brasileiro: Coleção Fulvia e Adolpho Leirner. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2008.

 ARAÚJO, Mário de. Tecnologia do Vestuário. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1996.

 ARESTIZÁBAL, Irma; FUNARTE; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO. Eliseu Visconti e a Arte Decorativa: Uma Exposicão. Rio de Janeiro: PUC: FUNARTE, 1982.

 ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: Uma Psicologia da Visão Criadora. São Paulo: Pioneira Editora, 1998.

_______. Intuição e Intelecto na Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

 ARGAN, Giulio Carlo. Clássico Anticlássico – O Renascimento de Brunelleschi a Brueguel. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

_______. Arte Moderna – Do Iluminismo aos Movimentos Contemporâneos.

                São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

_______. História da Arte Como História da Cidade. São Paulo: Martins

                Fontes, 1998.

_______. Walter Gropius e a Bauhaus. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.

 ARTE AFRICANA. Florence: Scala, 2011.

 ARTE africano= Arte africana = African Art. Florence: Scala, 2010.

ARTE pela Amazonia: Arte e Atitute. São Paulo: [s.n.], 2008.

AYALA, Walmir. Dicionário de Pintores Brasileiros  – Vol I e Vol. II. Rio de Janeiro: Spala Editora / Bozano Simonsen, 1986.

BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

_______. A Água e os Sonhos: Ensaio Sobre a Imaginação da Matéria. São

                Paulo: Martins Fontes, 2002.

_______. A Poética do Devaneio. 3.ed. São Paulo: Wmfmartinsfontes, 2009.

_______. A Terra e os Devaneios da Vontade: Ensaio sobre a Imaginação

                das Forças. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

_______. A Água e os Sonhos: Ensaio sobre a Imaginação da Matéria. São

                Paulo: Martins Fontes, 2002.

BANDEIRA, Julio; LEÃO, Francisca Portinari; PAGANO, Sérgio. Sementes Ornamentais do Brasil. Rio de Janeiro: Reler, 2008.

BAER, Lorenzo. Produção Gráfica. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 1999.

BARBARÁ, Saulo. Design: Gestão, Métodos, Projetos, Processos. Rio de Janeiro: Ciencia Moderna, 2007.

BARKAN, Leonard; Michelangelo Buonarroti. Michelangelo: A Life on Paper. Princeton, N.J.: Princeton University Press, 2011.

BARNICOAT, John. Posters: A Concise History. New York: Thames & Hudson, 1998.

BARRETO, Malena; ORMINDO, Paulo. Árvores Notáveis – 200 Anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Andrea Jacobsson, 2008.

BARROS, Lilian Ried Miller. A Cor no Processo Criativo – Um Estudo Sobre Bauhaus e a Teoria de Goethe. In: Johannes Itten; Wolfgang von Goethe. São Paulo: Editora Senac, 2006.

BARTHES, Roland. A Câmara Clara: Nota Sobre a Fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

_______. Elementos de Semiologia. São Paulo: Cultrix, 2000.

_______. Inéditos, Vol. 3: Imagem e Moda. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som: Um Manual Prático. 10. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

BAXANDALL, Michael. O Olhar Renascente: Pintura e Experiência Social na Itália da Renascença. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

_______. Sombras e luzes. São Paulo: Edusp, 1997.

_______. Tiepolo and the Pictorial Intelligence. New Haven, CT: Yale

                University Press, 1996.

BAZIN, Germain. Barroco e Rococó. 2. ed. São Paulo: Wmfmartinsfontes, 2010.

BECKETT, Wendy. História da Pintura. São Paulo: Ed. Ática, 1998.

BECKFORD, William. Memórias Biográficas de Pintores Extraordinários. Cotia, SP: Atelie Editorial, 2001.

BELOCH, ISRAEL; ABREU, ALZIRA ALVES DE; FINEP; CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTACÃO DE HISTÓRIA CONTEMPORANEA DO BRASIL. Dicionario Histórico-Biográfico Brasileiro: 1930-1983. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, FINEP, 1984.

BELL, Julian. Uma nova História da Arte. São Paulo: Wmfmartinsfontes, 2008.

BENEZIT, E. Dictionnaire des Peintres, Sculpteurs, Dessinateurs et Garveurs – 14 Volumes. Paris: Editions Gründ, 1999.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas – Vol. I – Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BENTO, Antonio. Portinari. Rio de Janeiro: Editora Léo Christiano, 2003. Madrid: Alianza Editorial, 1995.

BESSIERES, Vincent; BERGEROT, Franck; CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL. Queremos Miles: Miles Davis : Lenda do Jazz. Rio de Janeiro:

Centro Cultural Banco do Brasil, 2011.

BETTELHEIM, Bruno. A Psicanálise dos Contos de Fadas. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

BLIKSTEIN, Izidoro. Kaspar Hauser, ou, A fabricacação da Realidade. 11. ed. São Paulo: Cultrix, 2009.

 

BLUNT, W.; STEARN, W. T. The Art of Botanical Illustration. Edinburgh: Antique Collectors’Club in / The Royal Botanic Gardens, 1995.

 

BOAL, Augusto FUNARTE. A Estética do Oprimido: Reflexões Errantes sobre o Pensamento do Ponto de Vista Estético e Não Científico. Rio de Janeiro: FUNARTE: Garamond, 2009

BOUCHER, Francois. Histoire du Costume en Occident: Des Origines a nos Jours. Nouvelle edition mise a jour par. Paris: Flammarion, 2008.

 

BOURDIEU, Pierre. O Amor pela Arte. São Paulo: EDUSP, 2007.

BRAGA, Theodoro. Desenho Linear Geométrico. 14. ed. São Paulo: Ícone, 1997.

 

BRECHERET, Victor; CENTRO CULTURAL CORREIOS. A Arte Marajoara. Rio de Janeiro: Centro Cultural Correios, 2004.

_______. A Arte Indígina de Victor Brecheret. São Paulo: Instituto Victor

                Brecheret / Caixa Econômica Federal, 2007.

BRIDGMAN, George Brant. Constructive Anatomy. Ed. fac-sim. London: John Lane The Bodley Head, 1920.

 

BRIENEN, Rebeca Parker. Albert Eckhout Visões do Paraíso Selvagem. Rio de Janeiro: Capivara, 2010.

BRITO, Ronaldo. Espaços da Arte Brasileira – Neoconcretismo. São Paulo: Cosac Naify, 1999.

BROOKNER, Anita. Watteau. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico; Londres: Hamlyn, 1987.

BROWN, Jonathan. Imagenes e Ideas en la Pintura Espanõla del Siglo XVII.

_______. Pintura na Espanha: 1500 – 1700. São Paulo: Cosac Nayfi, 2001.

BUORO, Anamelia Bueno. O Olhar em Construção: Uma Experiência de Ensino e Aprendizagem da Arte na Escola. 6. ed. -. São Paulo: Cortez, 2003.

BURKE, Peter. Hibridismo Cultural. São Leopoldo, RS: UNISINOS, 2003.

_______. O Renascimento Italiano: Cultura e Sociedade na Itália. São Paulo:

                Nova Alexandria, c1999.

CALVO SERRALLER, Francisco. La Teoria de la Pintura en el Siglo de Oro. 4. ed. Madrid: Catedra, 1991.

 

Câmara Rio-Grandense do livro; BALDI, Annete; BIAZETTO, Cristina; SOUZA, Gláucia de; TERRA, Ana. 7ª Traçando Histórias – Mostra de

Ilustração de Literatura Infantil e Juvenil. Catálogo de Exposição: Porto Alegre: Câmara Rio-Grandense do livro, 2010.

CAMARGO, Mônica Junqueira de. Espaços da Arte Brasileira – Joaquim Guedes. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

Cami; Santamera. Talha: Escultura em Madeira. Lisboa: Editorial Estampa, 1997.

CAMPOFIORITO, Quirino. A Pintura Remanescente da Colônia: 1800-1830. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1983.

_______. A Proteção do Imperador e os Pintores do Segundo Reinado:

                1850-1890. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1983.

_______. A República e a Decadência da Disciplina Neoclássica: 1890-1918.

                Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1983.

CANTI, Tilde. O Móvel no Brasil: Origens, Evolução e Características. Rio de Janeiro: Candido Guinle de Paula Machado, 1985.

CARDOSO, Rafael. Impresso no Brasil, 1808 – 1930: Destaques da História Gráfica no Acervo da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Verso Brasil, 2009.

_______. O Design Brasileiro Antes do Design: Aspectos da História Gráfica,

                1870-1960. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

 

CARLSON, Charles X. Pencil, Ink and Charcoal Drawing. New York: Dover Publications, 2007.

CARMONA, Eugenio PINACOTECA DO ESTADO (SP). O Cubismo e seus Entornos nas Coleções da Telefônica. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2009.

CARR-GOMM, Sarah. Dicionário de Símbolos na Arte: Guia Ilustrado da Pintura e da Escultura Ocidentais. Bauru, SP: EDUSC, 2004.

CARVALHO, Anna Maria Fausto Monteiro de. Espaços da Arte Brasileira – Mestre Valentim. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

CARVALHO, Benjamin A. Desenho Geométrico. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1985.

CAVALCANTI, Ana Maria Tavares; DAZZI, Camila Carneiro; VALLE, Arthur ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES (BRASIL). Oitocentos: Arte Brasileira do Império a Primeira República. Rio de Janeiro: Escola Nacional de Belas-Artes, 2008.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. São Paulo: Prentice Hall, 2005.

CHENEY, S. História da Arte. São Paulo: Ed. Rideel, 1997.

 

CHING, Francis D. K. Representação Gráfica em Arquitetura. Porto Alegre: Bookman, 2000.

_______. Arquitetura: Forma, Espaço e Ordem. São Paulo: Martins Fontes,

                1999.

_______. Dicionário Visual de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes,

                2006.

CHIPP, Herschel B. Teorias da Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

CHOAY, Francoise. A Alegoria do Patrimônio. 3. ed. São Paulo: Estação Liberdade, Ed. da UNESP, 2006.

COMITE BRASILEIRO DE HISTORIA DA ARTE. Colóquio; CONDURU, Roberto; PEREIRA, Sonia Gomes; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Anais … Rio de Janeiro: UFRJ, Escola de Belas Artes, 2004.

COMPARATO, Doc. Da Criação ao Roteiro. São Paulo: Editora Sumus, 2009.

CONDURU, Roberto. Coleção Gilberto Chateaubriand: 1920 – 1950. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 2011.

_______. Espaços da Arte Brasileira – Vital Brasil. São Paulo: Cosac Naify,

                2000.

COSTA, Maria de Fátima G.; DIENER, Pablo; STRAUSS, Dieter. O Brasil de Hoje no Espelho do Século XIX: Artistas Alemães e Brasileiros Refazem a Expedição Langsdorff. São Paulo: Estação Liberdade, 1995.

COSTELLA, Antônio. Introdução a Gravura e a sua História. Campos do Jordão: Editora Mantiqueira, 2006.

CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

DAGOSTINO, Frank R. Desenho Arquitetônico Contemporâneo. São Paulo: Hemus, [19–].

DALGLISH, Lalada. Noivas da Seca: Cerâmica Popular do Vale do Jequitinhonha. São Paulo: IMESP, 2008.

DANTO, Arthur Coleman. Após o Fim da Arte: A Arte Contemporânea e os Limites da História. São Paulo: EDUSP, Odysseus, 2006. ISBN 8531409322

DARNTON, Robert; ROCHE, Daniel. Revolução Impressa – A Imprensa na França: 1775 – 1800. São Paulo: EDUSP, 1996.

DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DEBRET, Jean Baptiste. Viagem Pitoresca e Histórica ao Brasil. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 2008.

_______. BANDEIRA, Julio. Caderno de viagem. Rio de Janeiro: Sextante,

                2006.

DECOR BOOKS. Arte Popular Brasileira – Book, V. 2. São Paulo: Decor Books, 2009.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2007.

_______. A Imagem-Movimento: Cinema 1. Lisboa: Assirio e Alvim, 2009.

_______. O que e a filosofia ? 3.ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 2010.

_______. A Dobra: Leibniz e o Barroco. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011.

 

DERDYK, Edith. Disegno, Desenho, Desígnio. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2010.

DICTIONNAIRE d’Esthetique et de Fhilosophie de l’Art. Paris: Armand Colin, 2007.

 

DICIONÁRIO Oxford de Arte. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DOMINGUES, Diana. A Arte no Século XXI: A Humanização das Tecnologias. São Paulo: Ed. UNESP, 1997.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

DOYLE, Michael E. Desenho a Cores: Técnicas de Desenho de Projeto para Arquitetos, Paisagistas e Designers de Interiores. Porto Alegre: Bookman, 2002.

 

DROSTE, Magdalena; BAUHAUS-ARCHIV, MUSEUM FUR GESTALTUNG. Bauhaus, 1919-1933. Koln: Taschen, 2006.

 

DUARTE JUNIOR, João-Francisco. Por que Arte-Educaçãso? 20.ed. -. São Paulo: Papirus, 2009.

DUARTE, Sonia; SAGGESE, Sylvia. Modelagem Industrial Brasileira. Rio de Janeiro: Letras e Expressões, 1998.

DUBY, Georges; DAVAL, Jean Luc. Sculpture: From the Renaissance to Present Day. Köln: Taschen, 2010.

DUCHER, Robert. Características dos Estilos. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

EDUCAÇÃO, Arte e Inclusão: Trajetórias de pesquisa. 1. ed. -. Florianopolis: Ed. da UFSC, 2009.

EHRENZWEIG, Anton. A Ordem Oculta da Arte: Um Estudo sobre a Psicologia da Imaginação Artística. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1969.

EISENSTEIN, S. A Forma do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

_______. O Sentido do Filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

EISNER, Will. Quadrinhos e Arte Seqüencial: Princípios e Práticas do Lendário Cartunista. São Paulo: Martins fontes, 2010.

ENCICLOPÉDIA dos Museus…c1969. 2.ed.

ENDER, Thomas; WAGNER, Robert; BANDEIRA, Julio. Viagem ao Brasil nas Aquarelas de Thomas Ender, 1817-1818. Petrópolis, RJ: Kapa, 2000.

ERMAKOFF, George; MASCARO, Cristiano. Theatro Municipal do Rio de Janeiro: 100 anos. Rio de Janeiro: G. Ermakoff, 2010.

_______. Rio de Janeiro, 1930-1960: Uma Crônica Fotográfica. Rio de

                Janeiro: G. Ermakoff, 2008.

ESTADO (SP); INSTITUTO MOREIRA SALLES. Aleksandr Rodtchenko: revolucão na Fotografia. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo; Rio de Janeiro: IMS, 2010.

EASTLAKE, Charles Lock. Methods and Materials of Painting of the Great Schools and Masters. New York: Dover, 2001.

FARIAS, Agnaldo. Rico Lins: Uma Gráfica de Fronteira = Graphic Borderlines. Rio de Janeiro: Solisluna, 2009.

FAURE, Elie. A Arte Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

FERREZ, Gilberto. Bahia Velhas Fotografias 1858-1900. Rio de Janeiro: Livraria Kosmos, 1988.

FERRI, Mário Guimarães; MENEZES, Nanuza Luíza de. Glossário Ilustrado de Botânica. São Paulo: Nobel, 1981.

FILGUEIRAS, Tarsciso S. Botânica para Quem Gosta de Plantas. São Paulo: Livro Pronto, 2008.

FISCHER, Ernst. A Necessidade da Arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1996.

FLYNN, Tom. El Cuerpo en la Escultura. Madrid: Akal, 2002.

FRANCASTEL, Pierre. A Realidade Figurativa. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1993.

FREIXAS, C. Arte e Técnica do Desenho: a Bico-de-Pena. São Paulo: Hemus Ed., 2007.

FRENCH, Thomas Ewing; VIERCK, Charles J. Desenho Técnico e Tecnologia Gráfica. 2.ed. São Paulo: Globo, 1985.

 

FREUD, Lucian; HOLBORN, Mark. Lucian Freud on Paper. New York: Rizzoli, 2009.

FROTA, Leila Coelho; PERLINGEIRO, Max; TEIXEIRA, Cláudo Valério. Alberto da Veiga Guignard: 1896 – 1962. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 2005.

FUNARTE. FUNARTE. Atos Visuais, 2007-2008: Prêmio Atos Visuais:

[catálogo]. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2007.

GIBSON, Michael. Simbolismo. Köln: Taschen, 2006.

 

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2009.

GOMBRICH, Ernst H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2000.

_______. Arte e Ilusão: Um Estudo da Psicologia da Representação

                Pictórica. São Paulo: Wmfmartinsfontes, 2007.

GORDON, Louise. Desenho anatômico. Barcarena: Editorial Presença, 1997.

GAUTHEROT, Marcel. Bahia, Rio São Francisco, Reconcavo e Salvador. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1995.

GRILO, Rubem; GULLAR, Ferreira; MACIEL, Adriana. Xilográfico: 1985-2010. Brasília: Caixa Cultural Brasilia, 2011.

GRUNOW, Evelise. Antonio Bernardo. Rio de Janeiro: Viana & Mosley, 2006.

GUASCH, G.; ASUNCIÓN, J. Traço: Pintura Criativa. Lisboa: Ed. Estampa, 2006.

 

 

 

GUIMARÃES, Francisco de Assis Portugal; BENUTTI, Sergio; UNIVER­SIDADE FEDERAL DA BAHIA. Museu de Arte Sacra: Universidade Federal da Bahia. Salvador: UFBA, 2008.

 

GULLAR, Ferreira. Argumentação Contra a Morte da Arte. Rio de Janeiro: Revan, 2004.

 

GURGEL, M. Projetando Espaços – Design de Interiores. São Paulo: SENAC, 2009.

 

GUEDES, Alexandre (Org.). Cartazes Cubanos: Um Olhar sobre o Cinema Mundial. Rio de Janeiro: Impressio / Letra e Imagem, 2010.

 

HANSEN-BAHIA. Exposição Itinerante Hansen Bahia: Restauração do Acervo: 73 Obras. [s.l.]: Caixa Cultural, 2009.

 

HARTHAM, John. The History of the Illustrated Book. London: Thames and Hudson, 1981.

 

HASLAM, Andrew. O livro e o Designer II – Como Criar e Produzir Livros. São Paulo: Editora Rosari, 2010.

 

HAUSER, Arnold. História Social da Arte e da Literatura. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

_______. Maneirismo. São Paulo: Perspectiva, 1993.

 

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de Estética – Vol. 1, 2, 3, 4. São Paulo: EDUSP, 2005.

 

HEINICH, Nathalie. Du Peintre a l’Artiste: Artisans et Academiciens a l’Age Classique. Paris: Les Editions de Minuit, 1993.

 

HELLER, Steve; CHWAST, Seymour. llustration: A Visual History. New York: Abrams, 2008.

_______. Graphic Style: From Victorian to New Century. New York: Abrams,   

                2011.

_______. Linguagens do Design: Compreendendo o Design Gráfico. São

                Paulo: Rosari, 2010.

 

HESSENBERG, Karin. Escultura: Tecnicas Y Proyectos. Barcelona: Blume, 2006.

 

HETZEL, Bia; CASTRO, Clovis Barreira E. Corais do Sul da Bahia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.

 

HILL, Daniel Delis; EICHER, Joanne. History of World Costume and Fashion. New Jersy: Prentice Hall, 2010.

 

HISTÓRIA da Arte: Ensaios Contemporâneos. Rio de Janeiro: Ed. da UERJ, 2011.

HOLLIS, Richard. Design Gráfico – Uma História Concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

 

HUCHET, Stephane. Castaño – Situação da Pintura. Belo Horizonte: C/ Arte, 2006.

 

HURLBURT, Allen. Layout – O Design da Página Impressa. São Paulo: Nobel, 2002.

 

HUYGHE, Rene. Art Treasures of the Louvre. 1. ed. New York: H. N. Abrams, 1951.

 

INDJEIN, Teresa. Abre Alas Thomas Ender – Encontro com uma Nova Luz; Áustria – Brasil. Brasília: Emabaixada da Áustria ­­– Ministério Federal de Assuntos Europeus e Internacionais da Áustria / Caixa Econômica Frdral / Ministério das Relações Exteriores, 2007.

 

IANELLI, Rubens; MAGALHÃES, Fábio; ARAÚJO, Emanoel. IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO (SP); MUSEU AFRO BRASIL. Rubens Ianelli. São Paulo: Impr. Oficial: Museu Afro Brasil, 2009.

 

INSTITUTO TOMIE OHTAKE. Arte como Questão: Anos 70 = Art as question the 1970s. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2009.

 

ITTEN, Johannes. The Elements of Color. New York: Van Nostrand Reinhold, 1970.

_______. Design and Form: The Basic Course at the Bauhaus and Later,

                Revised Edition. New Jersey: John Wiley & Sons,1975.

 

JANSON, Horst Woldemar. História Geral da Arte – 3 Vols. São Paulo: Martins Editora, 1995.

_______. Iniciação a História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1996.x

 

KANDINSKY, Wassily. Ponto e Linha sobre o Plano. São Paulo: Martins Editora, 2001.

_______. Do Espiritual na Arte. São Paulo: Martins Editora, 2000.

 

KAYSER, Wolfgang. O Grotesco: Configuração na Pintura e na Literatura. São Paulo: Perspectiva, 2009.

 

KORNIS, Mônica; KORNIS, George (Org.). A Gravura Brasileira na Coleção Mônica e George Kornis. Catálogo de Exposição: Rio de Janeiro, Curitiba, Salvador, Brasília, São Paulo: CAIXA Cultural, 2007 / 2008.

 

KOREN, Leonard; MECKLER, R. Wippo. Design Gráfico – Receitas: Propostas + Diagramações + Soluções para Leiautes. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.

 

KRAUSS, Rosalind E. Paisajes en la Escultura Moderna. Madrid: Akal Ediciones, 2002 .

_______. Caminhos da Escultura Moderna. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

 

KRIEGESKORTE, Werner; ARCIMBOLDI, Giuseppe. Giuseppe Arcimboldo, 1527-1593. Lisboa: Paisagem, 2006.

 

KURY, Lorelai. Comissão Científica do Império, 1859-1861. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson Estudio Editorial Ltda., 2009.

 

LACOSTE, Jean. A Filosofia da Arte. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1986.

 

LAGO, Pedro Correa do; SILVA, Ruy Souza e. Brasiliana Itaú: Uma Grande Coleção Dedicada ao Brasil. São Paulo: Capivara, 2009.

_______. O Século XIX nos Documentos Latino-Americanos. São Paulo:

                Capivara, 2004.

_______. Caricaturistas Brasileiros: 1836 – 2001. Rio de Janeiro: Contracapa

                (Marca d’Água Livraria e Editora Ltda), 2001.

_______. Coleção Princesa Isabel: Fotografia do Século XIX: A Descoberta

                de Um Tesouro Cultural Inédito, Composto de Mais de Mil Imagens

                Brasileiras. Rio de Janeiro: Capivara, 2008.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

 

LAMBERT, Susan. El Dibujo: Tecnica y Utilidad. Madrid: Tursen / Hermann Blume, 1996.

 

LANDSEER, Charles; INSTITUTO MOREIRA SALLES. Charles Landseer: Desenhos e Aquarelas de Portugal e do Brasil, 1825-1826. São Paulo: IMS, 2010.

 

LAVER, James; PROBERT, Christina. A Roupa e a Moda: Uma História Concisa.São Paulo: Cia. Das Letras, 1999.

 

LEGGITT, Jim. Desenho de Arquitetura: Técnicas e Atalhos que usam Tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2004.

 

LEME, Elton M. C.; MARIGO, Luiz Claudio. Bromeliads in the Brazilian Wilderness. Rio de Janeiro: Marigo Comunicação Visual, 1993.

_______. Brómelias na Natureza. Rio de Janeiro: Salamandra, 1993.

 

LEMOS, Maria Alzira Brum. Aleijadinho: Homem Barroco, Artista Brasileiro. Rio de Janeiro: Garamond: FundaçãoBiblioteca Nacional (Brasil), 2008.

 

LEMOS, Carlos A. C. O que é Patrimônio Histórico. São Paulo: Editora Brasiliense, 2000.

 

LEON, Ethel. Design Brasileiro: Quem Fez, Quem Faz. Rio de Janeiro: Viana & Mosley / Ed. SENAC Rio, 2005.

 

LEVENSON, Jay A. Circa 1492 – Art in the Age of Exploration. New Haven: Yale University Press, 1991.

 

LEVENTON, Melissa. História Ilustrada do Vestuário. São Paulo: Publifolha Editora, 2009.

 

LEVY, Carlos Roberto Maciel. Exposições Gerais da Academia Imperial e da Escola Nacional de Belas Artes: Período Monárquico: Catálogo de Artistas e Obras entre 1840 e 1884. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1990.

 

LICHTENSTEIN, Jacqueline. A Pintura – Vol. 1: O Mito da Pintura. São Paulo: Editora 34, 2004.

_______. A Pintura – Vol. 2: A Teologia da Imagem e o Estatuto da Pintura.

                São Paulo, Editora 34, 2004.

_______. A Pintura – Vol. 3: A Idéia e as Partes da Pintura. São Paulo,

                Editora 34, 2004.

_______. A Pintura – Vol. 4: O Belo. São Paulo, Editora 34, 2004.

_______. A Pintura – Vol. 5: Da Imitação à Expressão. São Paulo, Editora 34,

                2004.

_______. A Pintura – Vol. 6: A Figura Humana. São Paulo, Editora 34, 2004.

_______. A Pintura – Vol. 7: O Paralelo das Artes. São Paulo, Editora 34,

                2005.

_______. A Pintura – Vol. 8: Descrição e Interpretação. São Paulo, Editora 34,

                2005.

_______. A Pintura – Vol. 9: O Desenho e a Cor. São Paulo, Editora 34, 2006. _______. A Pintura – Vol. 10: Os Gêneros Pictóricos. São Paulo, Editora 34,

                2006.

 

LOGAN, Anne-Marie; PLOMP, Michiel; RUBENS, Peter Paul. Peter Paul Rubens – The Drawings. New Haven, CT: Yale University Press, 2004.

LOS LLANOS, Jose de. L’Aquarelle: De Dürer a Kandinsky. Paris: Editions Hazan, 2004.

LOZANO, Luis-Martin; CORONEL RIVERA, Juan. Diego Rivera: Obra Mural Completa. Koln: Taschen, 2007.

MACHADO, A. Geometria Descritiva. São Paulo: Atual, 1993.

MACHADO, Lourival Gomes. Barroco Mineiro. São Paulo: Perspectiva, 1991.

MALAQUIAS, Terezinha. Modelo vivo. São Paulo: Via Lettera, 2005.

MANCUSO, Clarice. Guia Prático do Design de Interiores. Porto Alegre: Sulina, 2005.

 

MANDEL, Nathalie. Protraits of the Renaissance. New York: Assouline, 2007.

 

MANRIQUE, Ana. Todo Sobre la Técnica de la Acuarela. 6. ed. Barcelona: Parramon, 2011.

MANZON, Jean; MOURA, Diogenes IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO (SP); PINACOTECA DO ESTADO (SP). A Procura de um Olhar: Fotógrafos Franceses e Brasileiros Revelam o Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2009.

 

MARCONDES, Luiz Fernando. Dicionário de Termos Artísticos: Com Equivalências em Inglês, Espanhol e Francês. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1998.

_______. Temas e Símbolos da Arte Universal: Nomenclatura Encontrada em

                Inglês, Espanhol e Francês. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 2010.

 

MARIANE, Anna. Pinturas e Platibandas. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, 2010.

 

MARIN, Louis; ARASSE, Daniel. De la Lepresentation. Paris: Gallimard; Editions du Seuil, 1994.

 

MARINQUE, Ana. Todo Sobre la Técnica de la Acuarela. Barcelona: Parramón Ediciones, 2004.

 

MARTIN I ROIG, Gabriel. Curso Prático de Desenho e Pintura: Técnicas e Materiais. Lisboa: Editorial Estampa, 2010.

_______. Las Bases del Dibujo. Barcelona: Parramón Ediciones, 2004.

_______. La Línea y la Mancha en el Dibujo. Barcelona: Parramón Ediciones,

                2004.

_______. Fundamentos do Desenho Artístico. São Paulo: Martins Fontes,

                2007.

_______. Pintura de Paisagem. Lisboa: Editorial Presença, 2006.

 

MARTIN, Marcel.  Linguagem Cinematográfica. São Paulo: Brasiliense, 1990.

 

MARTINEZ, Paulo Donizete; CORNE, Eric. Arte na França 1860-1960: O Realismo. São Paulo: MASP, 2009.

 

MATTAR, Sumaya. Sobre Arte e Educação – Entre a Oficina Artesanal e a Sala de Aula. Campinas: Editora Papirus, 2010.

 

MATISSE, Henri. Escritos e Reflexões sobre Arte: Henri Matisse. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

_______.; OVAERE, Emilie. Matisse Hoje: Diálogos com Cinco Artistas

                 Franceses Contemporâneos. São Paulo: Pinacoteca do Estado de

                 São Paulo, 2009

MATSUMOTO, E. Y. Autocad 2006: guia prático 2D e 3D. Érica, 2006.

_______; Autocad 2005: guia prático 2D e 3D. Érica, 2005.

 

MATTOS, Cláudia Valladao de. Goethe e Hackert: Sobre a Pintura de Paisagem. Cotia – SP: Ateliê Editorial, 2008.

 

MATTOSO, Kátia M. de Queirós. Bahia Século XIX – Uma Província no Império. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992.

 

MAYER, Ralph. Manual do Artista. São Paulo: Martins Editora, 1999.

 

MAYO ROOS, Jane. Auguste Rodin. New York: Phaidon Press, 2010.

 

MCCLOUD, Scott. Desenhando Quadrinhos. São Paulo: M. Books, 2007.

_______. Reinventando os Quadrinhos. São Paulo: M. Books, 2005.

 

MEE, Margaret; BRAUTIGAM, Sylvia de Botton. Margaret Mee. Rio de Janeiro: ArtePadilla / Fundação Botânica Margaret Mee, 2006.

 

MEGGS, Philip B.; ALSTON W. Purvis. História do Design Gráfico. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

 

MELO, Chico Homem de; RAMOS, Elaine (Orgs.). Linha do Tempo do Design Gráfico no Brasil. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

_______. Design Grafico Brasileiro – Anos 60. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

 

MELLO, Bandeira de CONJUNTO CULTURAL DA CAIXA (RIO DE JANEIRO, RJ). Bandeira de Mello: “Eu Existo Assim”. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2009.

 

MELOT, Michel. The Art of Illustration. New York: Rizzoli, 1984.

_______; GRIFFITHS, Antony; FIELD, Richard S.; BÉGUIN, André. Prints –

                History of an Art. Geneva: Editions d’Art Albert Skira S. A., 1988.

 

MENEGOTTO, Jose Luis; ARAUJO, Tereza Cristina Malveira de. O Desenho Digital: Técnica & Arte. Rio de Janeiro: Interciência, 2000.

 

MENEZES, Pedro da Cunha e. Rio de Janeiro na Rota dos Mares do Sul. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson, 2007.

 

MENGES, Jeff A. Visions of Camelot: Great Illustrations of King Arthur and His Court. New York: Dover Publications,2009.

 

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

_______. O olho e o Espírito: Seguido de A linguagem Indireta e as Vozes do

                Silêncio e a dúvida de Cezanne. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

 

MERRIFIELD, Mrs. Mary P. Medieval and Renaissance Treatises on the Arts of Painting: Original Texts with English Translations. New York: Dover Publications, 2010.

_______. The Art of Fresco Painting in the Middle Ages and the Renaissance.

                New York: Dover Publications, 2004.

 

 

 

METZ, Christian. A Significação no Cinema. São Paulo: Perspectiva, 2006.

 

MIDGLEY, Barry. Guia Completa de Escultura, Modelagem y Cerâmica. Madrid: Blume, 1993.

 

MOLES, Abraham A. O Cartaz. São Paulo: Perspectiva, 1969.

 

MOKARZEL, Marisa. Artes Visuais e suas Interfaces. Belém: UNAMA, 2006.

 

MONTEIRO, Maria Isabel Oswald. Carlos Oswald (1882-1971): Pintor da Luz e dos Reflexos. Niterói, RJ: Casa Jorge, 2000.

 

MONTENEGRO, G. Desenho arquitetônico. São Paulo: Ed. Edgard Blücher, 2001.

MOULIN, Raymonde. O Mercado da Arte: Mundialização e Novas Tecnologias. Porto Alegre: ZOUK Editora , 2007.

MUNARI, Bruno. Design e Comunicação Visual: Contribuição para uma Metodologia Didática. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

_______. Das Coisas Nascem Coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

 

MUSEU NACIONAL (BRASIL) BANCO SAFRA. O Museu Nacional. São Paulo: Banco Safra, 2007.

 

MUSEU OSCAR NIEMEYER EM REVISTA. Curitiba, PR: Projeto Comunicação,2007.

 

NASCIMENTO, Ana Paula PINACOTECA DO ESTADO (SP); SÃO PAULO (ESTADO); BRASIL. O Nu Além das Academias: Arte no Brasil: Uma História na Pinacoteca de São Paulo. São Paulo: Pinacoteca de São Paulo, 2011.

 

NAVAS, Adolfo Montejo. Guayasamín: Uma América Pintada. Rio de Janeiro: Centro Cultural da Caixa; Quito: Fundacion Guayasamín, 2006.

 

NÉRET, Gilles. Auguste Rodin: 1840-1917: Esculturas e Desenhos . Koln: Taschen, 2002.

 

NEUFERT, Peter. Neufert Arte de Projetar em Arquitetura. Barcelona: Gustavo Gili, 2004.

NIEMEYER, Oscar. Oscar Niemeyer: Minha Arquitetura. Rio de Janeiro: Revan, 2004.

NIEMEYER, Lucy. Elementos de Semiótica Aplicados ao Design. Rio de Janeiro: 2AB, 2007.

NIKOLAJEVA, Maria; SCOTT, Carole. Livro Ilustrado: Palavras e Imagens. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

OBERG, L. Desenho arquitetônico. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1979.

 

OLIVEIRA, Olivia de. Lina Bo Bardi: Sutis Substâncias da Arquitetura. São Paulo: Romano Guerra / Barcelona: GG Ed., 2006.

 

OLIVEIRA, Myrian Andrade de Ribeiro. O Rococó Religioso no Brasil e seus Antecedentes. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

_______; SANTOS, Olinto Rodrigues dos; SANTOS, Antonio Fernando

                Batista dos. O Aleijadinho e sua Oficina. Rio de Janeiro: Capivara,

                2002.

 

OLIVEIRA, Rui. Pelos Jardins Boboli: Reflexões Sobre a Arte de Ilustrar Livros para Crianças e Jovens. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

_______. Luz & Sombras = Light & Shadows: Trinta Ilustrações em Preto e

                Branco Selecionadas de Livros Ilustrados por Rui de Oliveira. Rio

                de Janeiro: UFRJ, [199-?].

_______. Cartas Lunares. Rio de Janeiro: Record, 2005.

 

ORTEGA Y GRASSET, José. A Desumanização da Arte. São Paulo: Cortez Editora, 2005.

 

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

_______. Universos da Arte. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

_______. A Grandeza Humana: Cinco Séculos, Cinco Gênios da Arte:

                Leonardo da Vinci, Rembrandt, Goya, Cezanne e Picasso. Rio de

                Janeiro: Campus, 2003.

 

PANOFSKY, Erwin. Significado nas Artes Visuais. São Paulo: Editora Perspectiva, 2002.

_______. Arquitetura Gótica e Escolástica: Sobre a Analogia entre Arte,

                Filosofoa e Teologia na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes,

                2001.

_______. Idea: Contribuição a História do Conceito da Antiga Teoria da Arte.

                São Paulo: Martins Fontes, 2000.

 

PARTON, Anthony. Goncharova: The Art and Design of Natalia Goncharova. Woodbridge: Antique Collectors’ Club, c2010.

 

PASCUAL I MIRO, Eva; PATINO, Mireia. O Restauro de Pintura. Lisboa: Editorial Estampa, 2003.

 

PAZ, Octavio. Signos em Rotação. São Paulo: Perspectiva, 1996.

 

PEARCE, Robert. Aquarelas Feitas Durante a Viagem ao Brasil da H.M.S. Favorite em 1819 e 1820. Rio de Janeiro: Livraria Kosmos, 1991.

 

PEDROSA, Israel. Da Cor à Cor inexistente. São Paulo: Ed. SENAC, 2009.

_______; O Universo da Cor. Rio de Janeiro: Ed. SENAC Nacional, 2009

 

PENTEADO NETO, Onofre. Vida – Valor – Arte. São Paulo: Perspectiva; Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 1988.

 

PERARD, Victor Semon. Anatomy and Drawing. New York: Dover Publications, 2004.

 

PEREIRA, Sônia Gomes. Arte Brasileira no Século XIX. São Paulo: Editora Com-Arte / ECA-USP, 2008.

 

PEPPIN, Brigid. Fantasy: The Golden Age of Fantastic Illustration. New York: Watson-Guptill, 1975.

_______; MICKLETHWAIT, Lucy. Book Illustrators of the Twentieth Century.

                 New York: Arco Pub., 1984.

 

PERROTTA, Isabella. Tipos e Grafias. Rio de Janeiro: Viana & Mosley / Ed. SENAC Rio, 2005.

 

PEVSNER, Nikolaus. Pioneiros do Desenho Moderno: De William Morris a Walter Gropius. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

_______. Origens da Arquitetura Moderna e do Design. São Paulo: Martins

                Fontes, 2001.

 

PINACOTECA DO ESTADO (SP); MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES (BRASIL). Universos Sensíveis: As coleções de Eva e Ema Klabin. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo; Rio de Janeiro: Museu Nacional de Belas Artes, 2004.

 

POE, Edgar Allan; DORÉ, Gustave. Dore’s Illustrations for the Raven. New York: Dover Publications, 1996.

 

POORE, Jonathan. Interior Color by Design. Rockport, Mass.: Rockport Publishers, 2005.

 

PORCHER, Louis. Educação Artística: Luxo ou Necessidade. São Paulo: Summus Editorial, 1982.

 

PORTINARI, Candido; PORTINARI, João Candido; PENNA, Christina S. Gabaglia. Candido Portinari – Catálogo Raisonné. Rio de Janeiro: Projeto Portinari, 2004.

_______; BAPTISTA, Anna Paola; PINACOTECA DO ESTADO (SP).

                Portinari na Coleção Castro Maya. São Paulo: Pinacoteca do

                Estado de São Paulo, 2010.

 

POST, Frans Jansz;LAGO, Pedro Corrêa do; LAGO, Bia Corrêa do. Frans Post (1612-1680) Obra Completa. Rio de Janeiro: Capivara, 2009.

 

POULOT, Dominique. Uma História do Patrimônio no Ocidente, Séculos XVIII-XXI: Do Monumento aos Valores. São Paulo: Estação Liberdade, 2009.

 

 

POWERS, Alan. Era uma Vez uma Capa: História Ilustrada da Literatura Infantil. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

 

PRICE, Sally. Arte Primitiva em Centros Civilizados. Rio de Janeiro: Ed. da UFRJ, 2000.

 

PRÍNCIPE JÚNIOR, A. R. Noções de Geometria Descritiva. São Paulo: Ed. Nobel, 1986.

 

RAYNES, John. Curso Completo de Dibujo: John Raynes. Barcelona: Blume, 2006.

 

READ, Herbert. Arte e Alienação: O Papel do Artista na Sociedade. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1968.

_______. A educação pela arte. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

_______. Escultura Moderna – Uma História Concisa. São Paulo: Martins

                Fontes, 2003.

_______. Uma História da Pintura Moderna. São Paulo: Martins Fontes,

                2001.

REGO, L.; SANTOS, L.; PASSOS, T. Conhecendo o Ateliê do Artista: Pintura. Rio de Janeiro: Moderna, 2007.REYNOLDS, Graham. Watercolors: A Concise History (World of Art). London: Thames & Hudson, 1986.

 

RIBEIRO, Marcos. A Obra de Arte ‘The Work of Art’: Sete Artistas Brasileiros Abrem seus Ateliês e Revelam seus Pensamentos sobre Arte e Criação Artística. São Paulo: TV Imaginária, 2010.

 

RICE, A. L. Viagens de Descobrimento – Três Séculos de Exploração e História Natural. Rio de Janeiro: Andrea Jakobsson, 2007.

 

RICETTO, L. Pintura – Arte, Técnica e História. São Paulo: IBEP Nacional, 2007.

 

RODCHENKO, Alexandre Mikhailovitch; SVIBLOVA, Olga; PINACOTECA DO

RUBENS, Carlos, 1890-1946. Pequena História das Artes Plásticas no Brasil…1941. ed BRAS. 1998.

 

ROSENBERG, Pierre. From Drawing to Painting: Poussin, Watteau, Fragonard, David, and Ingres. Princeton: Princeton University Press, 2000.

 

SACRAMENTO, Enock. Arte Contemporânea. São Paulo: Alexa Cultural, 2011.

 

SALZSTEIN, Sonia; WEISSMANN, Franz. Franz Weinssmann. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

 

SANNA, Angela Domenica; Oliveti, Chiara. Artes Gráficas. Rio de Janeiro: Scala / Paisagem, 2010.

 

SANT’ANNA, Affonso Romano de. Desconstruir Duchamp – A Arte na Hora da Revisão. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2003.

_______. O Enigma Vazio. Rio de Janeiro: Rocco, 2008.

_______. A Cegueira e o Saber. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

 

SAURAS, Javier. La Escultura y el Oficio de Escultor. Barcelona: Ediciones del Serbal, 2003.

SCOTT, Marylin. Esbozar y Dibujar. Evergreen, 2005.

 

SCHILLER, Pam; ROSSANO, Joan. Ensinar e Aprender Brincando. Porto Alegre: Artmed, 2008.

 

SCHROTH, Sarah; BAER, Ronni; BATTLES, Matthew. El Greco to Velazquez: Art During the Reign of Philip III. 1. ed. Boston: MFA Publications, 2008.

 

SCHWARTZ, Vanessa R. Cinema e a Invenção da Vida Moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

 

SILVA, Nelson Fernando Inocêncio da BIBLIOTECA NACIONAL (BRASIL). Emanoel Araújo: O Mestre das Obras. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional: Garamond, 2010.

 

SIMON, Howard. 500 Years of Illustration: From Albrecht Durer to Rockwell Kent. New York: Dover Publications, 2011.

 

SIQUEIRA, Vera Beatriz; MARX, Roberto Burle. Espaços da Arte Brasileira – Burle Marx. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

 

SMITH, Ray. Desenhar a Figura Humana. Lisboa, PO: Editorial presenca, 2004.

_______. Introdução a Perspectiva. São Paulo: Manole, 1996.

_______; ROYAL ACADEMY OF ARTS. An Introduction to Watercolor. New

                 York: [Great Britain]: Dorling Kindersley; Royal Academy of Arts,

                 1993.

 

SNODGRASS, Anthony M. Homero e os Artistas: Texto e Pintura na Arte Grega Antiga. São Paulo: Odysseus, 2004.

 

SOROLLA, Joaquin MUSEU OSCAR NIEMEYER. O Olhar do Pintor Joaquin Sorolla (La mirada del pintor Joaquin Sorolla). Curitiba: Museu Oscar Niemeyer, 2009.

 

STAFF, Brockhaus Verlag. Arquivos de Desenhos Arquitetônicos. Rio de Janeiro: EDIOURO, sem data.

 

STEINBERG, Saul; SARAIVA, Roberta (Org.). Saul Steinberg: As Aventuras da Linha. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2011.

 

SUASSUNA, Ariano. Iniciação a Estética. Rio de Janeiro: J. Olympio, 2009.

 

TAUNAY, Nicolas Antoine; LAGO, Pedro Correa do. Taunay e o Brasil: Obra Completa, 1816-1821. Rio de Janeiro: Capivara, 2008.

 

TAVARES DE ARAUJO, O. Escultores, Esculturas. Rio de Janeiro: Ed. Pinakotheke, 2003.

TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda Européia e o Modernismo Brasileiro. Petrópolis: Vozes, 2009.

TELLES, Sergio. GULLAR, Ferreira; AMARAL, Carlos Soulie do; ERMAKOFF, George; BUENO, Alexei. Sergio Telles: Caminhos da Cor. Rio de Janeiro: G. Ermakoff, 2009.

 

TERRA, Carlos G.; ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES (BRASIL). Arquivos da Escola de Belas Artes nº 16. Rio de Janeiro, RJ: EBAPA, 2003. ISBN 858714510X

 

THE DEFINITIVE Prince Valiant Companion. Seattle, WA: Fantagraphics Books, 2009.

 

THOMAS, Isabel. La Escultura. Ed. Chicago: Heinemann Library, 2006.

 

TODOROV, Tzvetan. Introdução à Literatura Fantástica. São Paulo: Perspectiva, 2008.

 

TURAZZI, Maria Inez; FERREZ, Marc. Marc Ferrez. São Paulo: Cosac & Naify, 2000.

 

VALERY, Paul. Degas Dança Desenho. São Paulo: Cosac Naify, 2003.

 

VAN DER LINDEN, Sophie. Para Ler o livro Ilustrado. São Paulo: CosacNaify, 2011.

 

VASARI, Giorgio. Vidas dos Artistas. São Paulo: Wmfmartinsfontes, 2011.

 

VEGA ALFARO, Eduardo de la MEMORIAL DA AMERICA LATINA; IMPRENSA OFICIAL DO ESTADO (SP). Eisenstein e a Pintura Mural Mexicana. São Paulo: Memorial da América Latina, Imprensa Oficial, 2006.

 

VERGER, Pierre. Pierre Verger – 50 Anos de Fotografia. Salvador: Fundação Pierre Verger / Banco BBM, 2011.

 

VISCONTI, Eliseu; CONJUNTO CULTURAL DA CAIXA (BRASILIA, DF). Eliseu Visconti: arte e design. Rio de Janeiro: Caixa Cultural, 2007.

 

VLIEGHE, Hans. Arte e Arquitetura Flamenga: 1585 – 1700. São Paulo: Csac Naify, 2001.

 

WALTHER, Ingo F. Los Maestros de la Pintura Occidental: Una História del Arte en 900 Análisis de Obras. Madrid, Taschen, 2005

_______. Obras Maestras de la Iluminación. Rio de Janeiro: Taschen do

                Brasil, 2005.

 

WATERS, E. Pintura: Um Guia para Jovens Artistas. Rio de Janeiro: Ed. Moderna, 1997.

 

WEISSMANN, Franz. Franz Weissmann. São Paulo: Instituto Tomie Ohtak, 2008.

 

WELLER, Shane. German Expressionist Woodcuts. New York: Dover, c1994.

 

WHITEHEAD, Pip; BOESMAM, M. Um Retrato do Brasil Holandês do Século XVII. Rio de Janeiro: Livraria Kosmos, 1989.

WICK, Rainer. Pedagogia da Bauhaus. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

 

WISNIK, Guilherme. Espaços da Arte Brasileira – Lúcio Costa. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

 

WITTKOWER, Rudolph. A Escultura. São Paulo: Martins Editora, 2007.

 

WOLF, Norbert. Art Nouveau. New York: Prestel Publishing, 2011.

 

WOOD, Paul. Arte Conceitual. London: Tate Publishing, 2002.

 

WOOD, Phyllis. Scientific Illustration: A Guide to Biological, Zoological, and Medical Rendering Techniques, Design, Printing, and Display. Hoboken, New Jersy: Wiley, 1994.

 

WÖLFFLIN, HeinrIch. Conceitos Fundamentais da História da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

_______. A Arte Clássica. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

_______. Renascença e Barroco. São Paulo: Perspectiva, 2000.

 

WONG, Wucius. Princípios de Forma e Desenho. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

_______. Fundamentos del Disño. Barcelona: Gustavo Gilli, 1995.

 

XAVIER, Ismail. O Discurso Cinematográfico: A Opacidade e a Transparência. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

 

ZEVI, Bruno. Saber Ver a Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

 

ZOLLENER, Frank. Leonardo da Vinci – Obra Completa. Rio de Janeiro: Paisagem / Taschen do Brasil, 2004.

_______; THOENES, Christof; POPPER, Thomas. Miguel Angelo:

                1475-1564: Obras Completas. Lisboa: Taschen, 2008.

 

 

Últimas Notícias

Ulysses 100 pelos olhos brasileiros

Acontece hoje, dia 13/06/2022, a exposição “Ulysses 100 pelos olhos brasileiros” e o evento literário Bloomsday no prédio do Instituto leia mais

13/06/2022 - 08:24

Semana de Integração Belas Artes 2021-2

Confira a programação da Semana de Integração do Curso de Belas Artes, referente ao período letivo de 2021-2, que acontecerá leia mais

27/01/2022 - 15:31

15 de Outubro – Dia do Professor

15 de outubro – Dia do Professor“Parabéns a todos que, por meio da educação, ajudam a construir um mundo melhor!” Arte leia mais

15/10/2021 - 17:16

Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire (ESGSE) presta homenagem ao prof. Sandro Lopes

    Sandro Lopes dos Santos (1979-2021), professor do Curso de Belas Artes (ICHS-UFRRJ) que teve a vida abreviada em leia mais

05/10/2021 - 16:45

Abertura do Semestre 2021-1 Belas Artes

É com grande alegria que convidamos a todos os discentes do curso de Belas Artes para a Abertura do Semestre leia mais

21/09/2021 - 20:23

Nota de pesar – falecimento de Diucênio Rangel

O Departamento de Artes presta seus sentimentos a familiares e amigos pelo falecimento de Diucênio Afonso Rangel do Carmo, que leia mais

21/09/2021 - 20:03

mais notícias