Apresentação

O curso de Belas Artes está lotado no Instituto de Ciências Humanas e Socias (ICHS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Nossa modalidade acadêmica é a única em uma Instituição de Educação Superior (IES) de toda extensão geográfica fora da capital do Estado do Rio de Janeiro.

 

Para ingressar no curso de Belas Artes da UFRRJ é necessário que o interessado tenha feito o ENEM e a através da nota alcançada no exame, se credencia a participar do Teste de Habilidade Específica (THE).

 

O projeto pedagógico e estrutura curricular de curso de Belas Artes, propõem uma articulação entre o fluxo das disciplinas de formação geral e específica e as disciplinas da área pedagógica. Essa proposta acadêmica está alicerçada no desenvolvimento de competências para articulação do conhecimento e capacidade de estimular a crítica. Neste sentido, a composição global de nossa graduação valoriza a reflexão interdisciplinar capaz de garantir a escolha e a adoção de estratégias na prática do ensino que resultem no fortalecimento da interação da escola com a comunidade. O curso de Belas Artes, igualmente, considera como um de seus objetivos centrais a recuperação e a valorização da pesquisa na formação do educador/ pesquisador/artista a fim de atuar nas áreas editorial, escultórica, estilística, gráfica, o pictórica e o propagandística. O currículo está organizado em eixos que articulam as dimensões do conhecimento, da metodologia e da teoria em Belas Artes:

 

  • Disciplinas obrigatórias (formação geral);
  • Disciplinas Optativas Condicionadas (formação específica);
  • Disciplinas Optativas Livres;
  • Disciplinas de formação pedagógica;
  • Estágio Supervisionado;
  • Atividades Acadêmicas Complementares;
  • Projeto de Monografia.

 

A organização do curso de Belas Artes está dividida a partir dos seguintes tópicos de formação acadêmica:

 

I – Nível Básico – Estudos de fundamentação teórico-práticos relativos à especificidade da percepção, criação e reflexão sobre o fenômeno artístico-visual. Neste sentido, do primeiro ao quarto período, os alunos têm contato com disciplinas de nível básico, que tratam de assuntos de interesse comum às Belas Artes, tais como: Fundamentos da Linguagem Visual, Plástica, Teoria e História da Arte, Criação Artística, Cor e os Procedimentos Pictóricos, Escultóricos e da Gravura. Tais disciplinas apontam ademais, a direção que cada aluno deve assumir para concluir o curso. Ao mesmo tempo, a formação pedagógica, iniciada no segundo período, situa o estudante no papel do professor como gerador e transmissor do conhecimento. Este nível é composto de 108 créditos ou 1620 horas.

 

II – Nível de Desenvolvimento – Estudos e processos de interação com outras áreas do conhecimento, com o objetivo de fazer emergir e amadurecer a linguagem pessoal do formando através da elaboração e execução de seus projetos. O que acontece a partir do quinto período quando o aluno dá início ao nível de desenvolvimento da sua formação elegendo nas Optativas Artísticas I, II e III os meios artísticos compatíveis com suas pretensões, através de 2 (duas) áreas: Expressão Artística” ou “Expressão Gráfica”.

 

1 –  Expressão Artística: opção por meios de expressão que compõem o sistema visual, oferecidas pelas disciplinas dos eixos temáticos de “Pintura”, “Ilustração”, “Ilustração Científica”, “Gravura”,“Escultura” e “Projeto de Vestuário”, obedecendo aos pré-requisitos que cada tipologia artística impõe, caso queira permanecer investigando apenas uma das possibilidades apresentadas.

 

2 – Expressão Gráfica: opção por estudos nos eixos temáticos, “Planejamento de Interiores” ou “Projeto de Jogos e Brinquedos”, a ser orientado em parceria entre um docente do curso e um docente originário do Departamento de Economia Doméstica.

 

O nível de desenvolvimento é composto de 18 créditos ou 270 horas.

 

III – Nível de Aprofundamento – Desenvolvimento do trabalho do formando sob orientaçãode um professor, buscando vínculos de qualificação técnica e conceitual compatíveis com a realidade mais ampla no contexto da arte. Este tópico de estudo está organizado através das Atividades Acadêmicas “Monografia I” e “Monografia II”, ambas com carga-horária de 60 horas, num total de 120 h, distribuídas no 7o e 8o período letivo. O trabalho de monografia

deverá abordar um tema das Belas Artes, acompanhado de um projeto de curso a ser ministrado sobre esse tema. Ambos os trabalhos serão submetidos a uma banca de professores e profissionais da área, organizada e convidada pelo professor orientador.

Desde que foi criado, o curso de Belas Artes da UFRRJ melhorou as possibilidades de acesso à Arte pela população que se situa ao redor da universidade, melhorando os níveis de formação cultural e econômico dessa região do Estado do Rio de Janeiro.

Últimas Notícias

Ulysses 100 pelos olhos brasileiros

Acontece hoje, dia 13/06/2022, a exposição “Ulysses 100 pelos olhos brasileiros” e o evento literário Bloomsday no prédio do Instituto leia mais

13/06/2022 - 08:24

Semana de Integração Belas Artes 2021-2

Confira a programação da Semana de Integração do Curso de Belas Artes, referente ao período letivo de 2021-2, que acontecerá leia mais

27/01/2022 - 15:31

15 de Outubro – Dia do Professor

15 de outubro – Dia do Professor“Parabéns a todos que, por meio da educação, ajudam a construir um mundo melhor!” Arte leia mais

15/10/2021 - 17:16

Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire (ESGSE) presta homenagem ao prof. Sandro Lopes

    Sandro Lopes dos Santos (1979-2021), professor do Curso de Belas Artes (ICHS-UFRRJ) que teve a vida abreviada em leia mais

05/10/2021 - 16:45

Abertura do Semestre 2021-1 Belas Artes

É com grande alegria que convidamos a todos os discentes do curso de Belas Artes para a Abertura do Semestre leia mais

21/09/2021 - 20:23

Nota de pesar – falecimento de Diucênio Rangel

O Departamento de Artes presta seus sentimentos a familiares e amigos pelo falecimento de Diucênio Afonso Rangel do Carmo, que leia mais

21/09/2021 - 20:03

mais notícias