Sobre as Atividades Acadêmicas Complementares

Atividades Acadêmicas Complementares são todas as atividades de natureza acadêmica, científica, artística e cultural que buscam a integração entre a graduação, a pesquisa e a extensão e que não estão compreendidas nas práticas pedagógicas previstas no desenvolvimento regular das disciplinas obrigatórias ou optativas do currículo pleno.

Tais atividades representam um instrumento válido para o aprimoramento da formação básica, constituindo elementos enriquecedores e implementadores do próprio perfil do profissional e da formação cidadã.

Estas atividades estão subdivididas em 04 grupos: Ensino, Pesquisa, Extensão e Órgãos colegiados da UFRRJ ou Comissões designadas por portaria oficial, e atividades vinculadas à Representação Estudantil ou junto à Empresa Júnior.

O aluno do curso de bacharelado em Administração Pública da UFRRJ deve cumprir 270h (duzentas e setenta horas) de atividades acadêmicas complementares.  A carga horária atribuída pode ser cumprida pelo discente durante todo o curso de graduação, sendo a sua realização um pré-requisito para a formação do aluno. Deve-se destacar, entretanto, que a escolha das Atividades Complementares é de responsabilidade exclusiva do aluno, considerando-se que a sua finalidade precípua é o enriquecimento do currículo do curso.

Ainda que existam diferentes tipos de atividades capazes de serem validadas como complementares, há um limite de aproveitamento de cada um delas. Veja abaixo a tabela com os limites de carga horária atribuído a cada atividade:

tabela atividades acadêmicas complementares

Para informações mais detalhadas, consulte no item “regulamentos” o documento referente às Atividades Acadêmicas Complementares.