PPP – Projeto Político Pedagógico

      O processo de elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP de Administração Pública da UFRRJ baseou-se na sistematização do conjunto de legislações sobre o tema, em questões pedagógicas nos preceitos educacionais e nos princípios gerais do PDI/UFRRJ, 2006-2011. Levou-se também em consideração as Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC (Resolução CNE/CES nº 04 de 13 de julho de 2005) do curso de graduação em Administração, especialmente no que diz respeito à carga-horária (Resolução CNE/CES Nº 02 de 18 de junho de 2007), aos critérios de avaliação dos discentes, à necessidade de inclusão de estágio supervisionado e atividades acadêmicas complementares. Além disso, foram consultadas as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os cursos de Administração Pública (Bacharelado), que estavam sub judice na época e que atualmente aguardam homologação do Ministro da Cultura (Parecer CNE/CES Nº 266/2010). O Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi desenvolvido no período de Nov/2009 a Out/2010 no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis – DCAC, com o apoio do Instituto de Ciências Humanas e Sociais – ICHS e da Pró-reitora de Graduação – PROGRAD. Esse projeto foi tema de vários encontros da comunidade acadêmica, onde foi debatido e aprimorado, incluindo recomendações da Câmara de Graduação da UFRRJ. O PPC teve parecer favorável do CEPE, em Nov/2010.

      O PPP do curso de Administração Pública da UFRRJ estabeleceu os princípios básicos que deverão nortear a formação dos estudantes, quais sejam:

a) A multidisciplinaridade, calcada na formação holística e sistêmica dos discentes;

b) A construção de uma cultura de avaliação de natureza processual, prospectiva e baseada na continuidade, possibilitando que os estudantes e os docentes possam ser avaliados, visando a melhoria do seu desempenho;

c) A consideração do perfil profissional em formação, em termos técnicos e humanísticos, com vistas a subsidiar a inclusão do egresso do curso no mercado de trabalho.

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