Matriz curricular

      O curso de Administração Pública da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro foi concebido e estruturado em um módulo de formação básica e dois módulos de especialização multidisciplinar. A formação básica é constituída por disciplinas que visam propiciar ao aluno uma visão geral dos aspectos legais, sociais, econômicos e políticos que caracterizam a administração brasileira, enquanto que a especialização é destinada à formação do Administrador Público, direcionada por dois eixos: (1) Elaboração e Gestão de Políticas Públicas; e (2) Gestão de Orçamento e Finanças Públicas. Ao todo, o curso é composto por 40 disciplinas, 37 obrigatórias e 3 optativas, sendo que 18 matérias foram criadas para atender especificamente aos eixos de formação e são ministradas a partir do quarto período letivo.

    Ao longo do curso são também ministradas as disciplinas integradoras que visam à consolidação da base de conhecimentos dos módulos de especialização. Essas disciplinas devem integrar os conhecimentos adquiridos e consolidar o aprendizado, uma vez que sua carga-horária se divide em teoria e prática, facilitando a realização de oficinas de caráter pragmático. As disciplinas integradoras, juntamente com o Estágio Curricular Supervisionado, possibilitam ao aluno empreender intervenções nas organizações com vista a compreender o seu processo de gestão e propor iniciativas voltadas para a melhoria do seu desempenho.

    O conteúdo do Curso de Graduação em Administração Pública da UFRRJ está estruturado na forma de créditos e em blocos (módulos) com características afins visando sua aplicabilidade nas organizações.

      Em 2013, começou-se a discutir a inclusão do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC como requisito parcial, porém obrigatório, para a formação dos estudantes. A inclusão do TCC na matriz curricular do curso foi amplamente debatida por professores e alunos no âmbito do colegiado do curso, que, ao final, deliberaram pela realização do TCC em dois períodos, com defesa pública presencial perante uma banca de professores. Tal exigência foi implementada a partir da turma que iniciou  o curso no ano de 2014.

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