História

         A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com sede no Município de Seropédica, está localizada na Região Metropolitana do Estado, onde conta com mais três campi: Nova Iguaçu, Três Rios e Campos dos Goytacazes.

      Essa região, caracterizada por acentuada desigualdade social, enfrenta inúmeros problemas relacionados ao transporte, emprego, educação, moradias e ao meio ambiente. Por outro lado, também apresenta uma série de oportunidades, pois a região vem recebendo investimentos que têm estimulado seus pólos siderúrgicos, a indústria naval, o setor petroquímico, o setor de serviços de distribuição e transportes e é sede de centenas de grandes, médias, pequenas e micro empresas dos mais diversos setores produtivos.

      Desta maneira, tanto os problemas quanto as oportunidades existentes exigem profissionais com domínio técnico/metodológico científico e com capacidade para realizar atividades de gestão, regulamentação, planejamento e fiscalização, exigindo a formação e capacitação de um maior número de Administradores Públicos.

      Tendo em vista esse contexto, o curso de bacharelado em Administração Pública da UFRRJ foi pensado, planejado e está sendo implementado considerando os desafios de fazer do seu ingresso um fiel agente do processo de mudança nas políticas públicas e gestão governamental. A postura a ser desenvolvida com e pelo próprio graduando é a de “aprender a aprender”, envolvendo processos teórico-epistemológicos de investigação da realidade e a utilização de informações de forma seletiva. O estímulo permanente à busca de soluções de problemas, o desenvolvimento de projetos de pesquisa e de extensão em parceria com diferentes grupos sociais, num contexto solidário e inovador, a participação ativa na vida institucional e social devem fazer parte do universo do graduando.

       Assim, com participação expressiva da UFRRJ no Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, o curso de Administração Pública foi criado e sua primeira turma teve início em agosto de 2010.

      O Curso de Administração Pública da UFRRJ está alocado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSA, e faz parte do Departamento de Administração Pública (DAP).

       Para saber mais sobre a história do curso, veja o artigo e o capítulo 12 do livro Pioneirismo, Renovação e Desafios Experiências do Campo de Públicas no Brasil.

 

Referência:
OLIVEIRA, Saulo Barbará de & LUNGA, Aurea. O CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UFRRJ. Temas de Administração Pública, Araraquara, ed. especial, v. 2, n.6, 2011.
VENDRAMINI, P.; ALMEIDA, L.  Pioneirismo, Renovação e Desafios: Experiências do Campo de Públicas no Brasil. Florianópolis: Udesc, 2017.

Últimas Notícias

Você conhece o projeto “Gestão de Redes Sociais e Administração Pública?”

Conheça mais sobre o projeto e siga a gente nas redes sociais! @admpublicaufrrj

19/10/2020 - 10:55

Quadro de Horários para o Ensino Continuado Emergencial

O Departamento de Administração Pública vem divulgar o quadro de horários do Ensino Continuado Emergencial 2020.5 para o curso de leia mais

18/08/2020 - 10:05

Em 2020 o curso de administração pública da UFRRJ completa 10 anos, e você, faz parte dessa história!

A Comissão Organizadora do Evento em Comemoração aos 10 anos do curso de administração pública da UFRRJ abre chamada para leia mais

10/08/2020 - 17:19

Professora do Curso participa de programa no canal MultiRio.

Professora do curso de Administração Pública da UFRRJ, Deise Luce de Souza Marques, participou de uma discussão sobre tecnologia e leia mais

06/08/2020 - 17:20

Audiência Pública sobre os Estudos Continuados Emergenciais: Participe!

A consulta pública aberta para a comunidade universitária sobre a implementação do período letivo excepcional, visando os Estudos Continuados Emergenciais leia mais

14/07/2020 - 11:07

Professor do DAP de pesquisa divulgada no jornal Valor Econômico

O professor do Departamento de Administração Pública (DAP) da UFRRJ Caio Chain participa da reportagem publicada no jornal sobre o leia mais

10/07/2020 - 16:25

mais notícias